Laboratório de Sistemas e Situações Produtivas

O “Laboratório de Sistemas e Situações Produtivas” visa dar suporte e apoio ás atividades pedagógicas destinadas ao ensino dos conteúdos específicos da Engenharia de Produção como: engenharia do produto, projeto de fábrica, processo produtivo, gerência de produção, qualidade, pesquisa operacional, engenharia de trabalho, estratégias e organizações, sustentabilidade e gestão econômica.

As atividades desenvolvidas neste laboratório são realizadas por meio de softwares específicos, visando atender as práticas nas áreas e disciplinas relacionadas abaixo:

SIMULAÇÃO E JOGOS

Voltado para a aplicação de simuladores de situações empresariais em gestão da produção por meio do uso de softwares específicos e desenvolvimento de jogos de empresas. Este laboratório permite que o aluno simule processos estratégicos de decisão, comum em ambientes gerenciais.

Disciplinas ligadas nesta área: Análise de Viabilidade Financeira, Automação de Sistemas de Manufatura, Simulações de Sistemas Produtivos, Pesquisa Operacional, Projeto de Instalações, Planejamento e Controle da Produção (PCP).

Principais softwares específicos: FlexSim e Simul.

Simul-FlexSim

PESQUISA OPERACIONAL E SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO

Voltado para programas de Pesquisa Operacional que permite ao aluno compreender melhor os conteúdos de Modelagem de Problemas por Programação Linear, Análise de Sensibilidade (Interpretação econômica) e Decisão Multicritério.

Disciplinas ligadas nesta área: Pesquisa Operacional, Engenharia da Qualidade, Planejamento e Controle da Produção (PCP), Estatística.

Principais softwares específicos: Excel (Solver), FlexSim, Minitab.

Excel-FlexSim-Minitab

GESTÃO DE OPERAÇÕES

Voltado para a área de administração da produção mostrando ao aluno como garantir que a produção de uma empresa ou indústria ocorra de forma eficaz e produza bens e serviços que atendam a demanda existente no mercado. Desta forma, este laboratório visa as atividades voltadas para Projeto, Planejamento e Controle dos Sistemas de Manufatura, Transporte, Suprimentos e Serviços e Planejamento e Controle da Produção (PCP).

Disciplinas ligadas nesta área: Logística Integrada à Cadeia de Suprimentos, Engenharia da Qualidade, Planejamento e Controle da Produção (PCP), Gestão da Manutenção, Gestão por Processos e Desempenho Organizacional.

Principais softwares específicos: Bizagi Modeler, MiniPCP, Sigma PDCA.

Bizagi-MiniPCP-Sigma

PROCESSOS DE SUSTENTABILIDADE

Voltado para as práticas relacionadas com o tratamento, acondicionamento e aproveitamento de efluentes e resíduos, com os princípios de conversão e transformação de energia e estudo dos impactos ambientais relacionados aos processos industriais.

Disciplinas ligadas nesta área: Fundamentos da Engenharia Ambiental, Responsabilidade Ambiental e Empresarial e Produção mais Limpa e Ecoeficiência.

Principais softwares específicos: SimaPro®.

SimaPro

ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO

Voltado para as práticas relacionadas com a avaliação e melhoria de postos de trabalho, mostrando ao aluno como aumentar a produtividade de empresas e indústrias diminuindo os riscos ocupacionais. O Laboratório simula avaliações de ruído, calor, digitação, iluminação, antropometria, entre outros.

Disciplinas ligadas nesta área: Ergonomia, Higiene e Segurança do Trabalho.

Principais softwares específicos: Ergolândia.

Ergolândia